24 abril 2013

Nhoque de Abóbora ao Molho Bechamel

Que tal fazer um nhoque diferente e muito gostoso? O nhoque de abóbora combina com diferentes tipos de molho, como o de tomate e bolonhesa, mas hoje eu e meu marido fizemos com o molho bechamel, que na verdade, é o molho branco tradicional a base de leite e farinha. Ficou uma delícia!



Para o nhoque:

800 gr de abóbora
1 ovo
2 colheres de sopa de margarina
cerca de 5 xícaras de farinha de trigo
sal a gosto
3 dentes de alho amassado
azeite


Para o molho bechamel:

3 copos de leite
3 colheres  de sopa de farinha de trigo
6 colheres de sopa de queijo parmesão
2 colheres de sopa de margarina
1 cebola
1 folha de louro
5 cravos da índia
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
noz moscada a gosto

Fazendo o nhoque:

Corte a abóbora em pedaços médios, embrulhe-os em papel alumínio, coloque-os numa travessa e leve ao forno alto por 1 hora. Retire, abra o papel e espete com um garfo pra ver se está macio, se não estiver deixe por mais tempo. Cozinhar a abóbora assim é melhor do que na água, pois mantêm a cor mais viva e ela não fica encharcada na hora de espremer.



Quando estiverem cozidas, retire a casca e passe a abóbora no espremedor. Acrescente 1 colher de margarina, 1 ovo, a farinha de trigo, sal a gosto e misture bem. A massa ainda ficará grudenta, mas você conseguirá fazer rolos com ela, para posteriormente cortar em pequenos pedaços.




Jogue os nhoques aos poucos em água fervente com sal e um pouco de óleo. Retire-os assim que subirem à superfície e escorra.
Doure o alho no azeite e em seguida acrescente a margarina. Quando derreter acrescente os nhoques e misture deixando refogar. Reserve.



Fazendo o molho:

Descasque e corte uma cebola ao meio. Em uma metade, espete os cravos da índia e ponha numa panela juntamento com o leite e a folha de louro. Deixe o leite esquentar em fogo baixo mas não deixe ferver.

Pique a outra metade da cebola, doure em 1 colher de margarina e reserve.

Derreta 1 colher de margarina e acrescente a farinha de trigo, mexa bem para que forme um creme homogêneo e deixe a farinha dourar. Acrescente aos poucos o leite quente, misturando sem parar. Vai empelotar no começo mas depois ficará homogêneo (Se não ficar, é só bater no liquidificador e voltar para o fogo).

Acrescente ao molho sal, noz moscada (fundamental!!) e pimenta do reino. Mantenha em fogo baixo, sem deixar ferver, misturando sempre e acrescente o queijo parmesão. Quando o molho ficar cremoso, retire a cebola com os cravos e a folha de louro e acrescente a cebola picada que você dourou.

Jogue o molho sobre os nhoques e sirva! Bom apetite!

Serve 4 a 5 porções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário