04 março 2013

Empadão de Frango com Requeijão

Esse empadão é feito de massa podre, aquela massa que esfarela, parecida com de empadinha. Dá trabalho, não é fácil, mas fica uma delícia. Se você fizer e não ficar do jeito que queria, não desanime, é assim mesmo! Aprimoramos a cada tentativa. Para facilitar vou mostrar em fotos o passo-a-passo da massa.



Esta quantidade é suficiente para montar numa fôrma quadrada de mais ou menos 20X20cm. Serve 3 a 4 pessoas.

Para a massa:

2 xícaras de margarina
4 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
1 colher rasa de chá de sal
azeitonas pra decorar

Se quiser veja aqui outra de receita de massa podre (mais leve feita com iogurte).

Para o recheio:
 
1/2 kg de peito de frango sem pele e sem osso
sal a gosto
pimenta a gosto
2 dentes de alho amassado
1 cebola pequena picada
1/2 pimentão picado
cebolinha picada a gosto
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 colher de sopa de catchup
1 copo de requeijão
1/2 lata de milho
queijo parmesão a gosto


Corte o peito de frango em pedaços grandes e tempere com sal e pimenta (no lugar do sal, gosto de usar o tempero Maggi Fondor). Reserve enquanto faz a massa do empadão.

Fazendo a massa: Misture a margarina, a farinha de trigo, 2 gemas e o sal. Misture bem até formar uma farofa úmida. O ponto ideal é quando vc pega um pouco na mão e ela gruda quando vc aperta. No entanto, esfarela facilmente.


Espalhe a massa no fundo do pirex e vá apertando, faça isso também nas laterais.


Você vai precisar do que sobrou da massa para cobrir o empadão. Despeje sobre o que restou um pouco da clara dos ovos. A massa não parecerá mais uma farofa úmida, agora você já consegue juntá-la sem que grude nas mãos.

Enquanto a massa descansa, doure o alho em um pouco de azeite e em seguida refogue os pedaços de frango. Despeje água quente até cobrir o frango. Acrescente uma pitada de sal e deixe cozinhar. Depois de cozido, escorra e desfie.

Doure a cebola e acrescente o pimentão e o frango desfiado, deixando refogar. Acrescente o extrato de tomate e o catchup. Após misturar, acrescente 1/2 xícara de água e 1 colher de sopa de requeijão. O frango vai ficar cremoso, não deve ficar aguado. Após desligar o fogo, acrescente a cebolinha. 

 Despeje o frango sobre a massa que está no pirex.

Depois acrescente o milho, o requeijão e salpique com queijo parmesão.

Abra a massa com um rolo e cubra o recheio. Não tem problema se a massa ficar quebradiça. Pincele uma gema de ovo sobre a massa que cobre o empadão. Decore com as azeitonas.

Leve ao forno médio e pré-aquecido por 20 a 30 minutos até que a massa e a gema dourem. Bom apetite!













Um comentário: